<< Voltar
Artigos

A importância da mama na mulher


A importância da mama na mulher

Um dos grandes avanços das campanhas de prevenção de câncer no Brasil foi a implantação do mês Outubro Rosa, aumentando a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Além da questão principal de saúde, é claro, a prevenção vale-se também na preservação das mamas nas mulheres. 

É notório que a mama exerce uma importância vital nas mulheres. Esta importância é bem visualizada e compreendida nos casos de pós mastectomia (retirada cirúrgica da mama), onde se observa grandes problemas psicológicos nessas pacientes. 

Falando dessa importância de uma forma geral, observa-se não somente nos casos de câncer, mas também naquelas pacientes com hipotrofia mamária (mama pequena) ou com ptose mamária (mama caída). 

É bem certo que esses casos são chamados de benignos por não serem doenças propriamente ditas, mas que também causam distúrbios psicológicos importantes. Observamos essa importância quando avaliamos um pós-operatório de cirurgia de aumento de mama (prótese de mama), ou quando corrigimos um grau de ptose mamária (mastopexia com prótese). 

As pacientes relatam melhora da autoestima, melhora da relação com seu esposo/parceiro com grande incremento na sua autoimagem.  As mamas exercem um poder imenso na construção da autoimagem feminina. 

Somente quem teve algum comprometimento na forma das mamas, seja em um simples caso de hipotrofia mamária ou um caso extremo de pós mastectomia por câncer de mama, pode avaliar a importância das mamas na mulher. 

São dois extremos incomparáveis, mas guardando suas proporções, vale o exemplo de quão necessário é para a mulher estar de bem com suas mamas, tanto com relação à forma quanto ao volume. É por isso que a cirurgia plástica bem-feita, é um instrumento importante na reparação e manutenção da saúde e beleza desta glândula fundamental para a mulher!  


Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Google+